A DTM, ou Disfunção Temporomandibular, é um termo que engloba uma variedade de problemas que afetam a articulação temporomandibular (ATM) e os músculos ao redor, resultando em dor e dificuldades no movimento da mandíbula.
Os sintomas comuns incluem dor na mandíbula, dificuldade para abrir a boca, estalos ou ruídos na mandíbula, dores de cabeça, dor no pescoço e nos ombros, entre outros.
A DTM pode ser causada por uma série de fatores, incluindo estresse, bruxismo (ranger dos dentes), má oclusão dentária, lesões na mandíbula, artrite, entre outros.
O diagnóstico geralmente é feito por um dentista ou especialista em DTM. Envolve uma avaliação dos sintomas, histórico médico e odontológico, exame físico da ATM e possivelmente exames de imagem, como radiografias ou ressonância magnética.
O tratamento varia dependendo da gravidade e da causa da DTM. Pode incluir medidas conservadoras, como terapia de calor ou gelo, exercícios mandibulares, medicamentos para alívio da dor e relaxantes musculares, além de terapias mais avançadas, como placas oclusais, fisioterapia, ou até mesmo cirurgia em casos graves.
Em muitos casos, a DTM pode ser gerenciada com sucesso e os sintomas podem ser aliviados com o tratamento adequado. No entanto, em alguns casos, pode ser uma condição crônica que requer cuidados contínuos.
Adding {{itemName}} to cart
Added {{itemName}} to cart