Ter um sorriso branco e brilhante é fundamental para a autoconfiança da maioria das pessoas. No entanto, muitos hábitos do dia a dia podem levar ao amarelamento dos dentes, comprometendo a estética do sorriso
Para evitar esse problema e agir de forma preventiva, confira algumas dicas simples que você pode começar a seguir ainda hoje!
O que causa o amarelamento dos dentes?
Certamente, você já ouviu falar que certos alimentos e bebidas podem causar manchas nos dentes, levando ao indesejado amarelamento. No entanto, essa é apenas uma parte da história.
Hábitos como fumar e consumir café preto também afetam a camada externa dos dentes, conhecida como esmalte. Quando se fala em clareamento dentário, geralmente é essa parte que será tratada para remover as manchas.
Mas, o que nem todos sabem, é que abaixo do esmalte há outra camada, chamada dentina, que é viva e pode envelhecer precocemente, assim como a pele de alguém que se expõe excessivamente ao sol. Essa parte mais interna dos dentes é mais difícil de clarear, tornando a prevenção ainda mais importante.
Dicas para retardar o envelhecimento dentário:
Antes de pensar em um clareamento para ter um sorriso mais radiante, é fundamental trabalhar na prevenção do envelhecimento precoce da dentina. Confira algumas dicas para isso:
- Trate o bruxismo: Rangir os dentes durante o sono pode causar pressão desnecessária e levar ao envelhecimento precoce e dentes amarelados.
- Tenha uma vida saudável: Uma dieta equilibrada, a prática regular de exercícios e uma vida tranquila contribuem para o retardamento do envelhecimento físico, incluindo a saúde dos dentes.
- Previna-se de acidentes: Proteja-se contra traumas, especialmente durante a prática de esportes, para evitar danos aos dentes que podem levar ao amarelamento.
- Priorize a higiene bucal: Tenha uma rotina de higiene adequada para evitar o acúmulo de placa bacteriana, cáries e outros problemas que podem amarelar o sorriso.
- Moderação nos alimentos: Alimentos como vinho tinto, molho de tomate, chás, café, sucos, refrigerante e produtos industrializados podem causar manchas no esmalte. Consuma-os com moderação.
- Abandone o fumo: Além de causar amarelamento, o tabagismo é prejudicial à saúde bucal e pode levar a outras doenças.
É importante lembrar que, além dos hábitos, fatores genéticos ou o uso de determinados antibióticos também podem ocasionar manchas nos dentes.
Se você sofre com esse problema e deseja tratar seus dentes amarelados, conheça os serviços de clareamento da Humanna Odontologia, uma clínica com tradição e experiência no atendimento e cuidado com sorrisos!